A medida em que a evolução tecnológica busca a melhoria na qualidade de vida e satifaz as necessidades de conforto e status do ser humano, também esbarra em conflitos éticos como interesses pessoais, má índole, ganância e outros aspectos que fazem parte da nossa natureza. Sendo assim, é fundamental que novas criações tecnológicas venham acompanhadas de soluções para blindar o seu uso por pessoas mal intencionadas.
A biometria foi desenvolvida com o objetivo de facilitar e agilizar o cadastramento e processamento de dados pessoais, enquanto atua de forma personalizada na proteção dessas informações, restringindo seu uso aos profissionais responsáveis pela empresa a que lhe foram concedidas.
Sua evolução, a biometria facial utiliza três scores e uma selfie de todo o rosto para garantir alguns pontos: com o Score Global é possível checar se o usuário está vivo e com o Score de originalidade do vídeo, consegue-se garantir, por exemplo, que não é um vídeo sintético ou de foto. Por fim, com o Score sobre os movimentos, é possível comparar os movimentos solicitados com os realizados na imagem de cadastramento.
Leitores de Reconhecimento Facial
Leitores de reconhecimento facial, como os modelos implantados pela Easy5, utilizam pontos nodais do rosto, como comprimento, largura e ossos do nariz e do maxilar, o formato dos olhos, maçãs do rosto e boca. Com isso, o sistema faz um mapeamento geométrico de diversas características de uma face. Essas imagens são capturadas, codificadas, transferidas por conexão criptografada e armazenada em uma base de dados no servidor local e, posteriormente, enviadas para os leitores faciais para liberação rápida.
Para um reconhecimento facial de sucesso, é preciso ter o máximo de cautela com a qualidade da foto capturada no momento do cadastro. Pontos que merecem destaque:
Mais do que agilizar o processo de cadastramento e controle de acessos a ambientes públicos ou privados, a tecnologia de Prova de Vida é uma ferramenta definitiva, que hoje vem sendo utilizada até para reconhecer os segurados que recebem os benefícios do INSS, correntistas de bancos ou mesmo usuários de redes sociais, garantindo a segurança e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!