Existem iniciativas no ramo da tecnologia que conhecemos apenas quando aparecem na grande mídia, geralmente endossadas por grandes empresários do meio. Nesse caso, só ouvimos falar sobre o Metaverso depois que Mark Zuckerberg mudou o nome de sua corporação, que inclui principalmente o gigante Facebook, para Meta e investiu bilhões em pesquisa e desenvolvimento da plataforma.
Metaverso significa "além do universo" e funciona dentro da internet como uma realidade virtual hiper realista, uma outra dimensão de conexão entre as pessoas através do uso de avatares, com a pretensão de se tornar uma extensão virtual da nossa vida atual. Teria como base, jogos como "The Sims" ou "Second Life".
Na prática, o Metaverso é um caminho tecnológico natural que acompanha a evolução de ferramentas como computador pessoal e internet fixa, celular e internet móvel, óculos de realidade virtual e conexão 5G – que promete ser 20x mais rápida do que a conexão 4G - com o intuito de facilitar interações a distância como reuniões em home office, jogos interativos, transações econômicas. As possilidades são infinitas.
Inteligência Artificial
A ideia do Metaverso é que todas as atividades necessárias no seu dia a dia sejam realizadas em ambiente virtual, porém, controladas fisicamente através do seu equipamento, para isso, a inteligência artificial torna-se a base para que essa interação passe do mundo virtual para o mundo real.
Hoje, a inteligência artificial já possibilita essa interação, otimizando operações como controle de acessos à condomínios através de câmeras de reconhecimento facial, entrega de mercadorias sem contato humano e até cirurgias a distância. No Metaverso, tudo isso seria feito dentro de um ambiente único, uma cidade sem fronteiras onde você estaria imerso através dos óculos de realidade virtual e, representado pelo seu avatar, seria capaz de negociar um terreno em Dubai ou comandar uma operação cardíaca na Holanda, sem sair de casa.
Na realidade, o grande interesse de todas as empresas que estão investindo no Metaverso é também o maior valor que o ser humano possui em sua breve existência: otimizar o tempo. E esse conceito abre uma discussão filosófica inerente a todos nós. Quanto tempo já ficamos conectados e qual o impacto desse excesso de estímulos em nossa vida?
Quanto vale a sua atenção?
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!