No início era o Cálculo.
Desde os tempos do desenvolvimento da Matemática enquanto ciência na Grêcia Antiga e sua definição como a arte de relacionar padrões, o ser humano busca ferramentas para ilustrar seus conceitos e facilitar seus cálculos. Na China tudo começou com o ábaco, o tataravô das calculadoras, que consiste em uma estrutura de linhas paralelas e contas de madeira que, movimentadas de um lado para o outro efetuam somas ou subtrações tão precisas que ainda são usadas nos dias de hoje.
Mesmo assim, apesar de terem sido criados inúmeros equipamentos ao longo da História, o objetivo principal era sempre o mesmo: facilitar cálculos matemáticos.
Questões complexas para resultados simples: 1 + 1 é sempre igual a 2.
Datado de 87 a. C, foi resgatado em 1901, juntamente com várias estátuas e outros objetos, por mergulhadores, na costa da ilha de Anticítera, na Grécia, um artefato peculiar, formado por engrenagens e rodas denteadas triângulares que foi analisado e batizado posteriormente como Máquina de Anticítera. Era usado para prever posições astronômicas e eclipses, como função de calendário e astrologia e é reconhecido como, possivelmente, o primeiro computador do mundo.
Mas antes uma pergunta: você sabe a diferença entre uma calculadora e um computador?
Em 1936, um gênio matemático inglês chamado Alan Touring inventou uma máquina, posteriormente chamada de Touring Machine, e com ela, o conceito teórico de algoritmos e da própria ciência da computação.
Utilizando-se de uma cabeça mecânica como as das máquinas de escrever, imprimiria em uma fita infinita, tanto para a direita como para a esquerda, apenas dois algarismos, 0 e 1, que dependendo da sua posição e aplicação de acordo com o desafio a que fosse submetido, respostas para qualquer cálculo independente da sua complexidade.
Resultados complexos utilizando elementos simples.
A invenção de Touring se tornou a base para a evolução dos computadores até os dias de hoje da Era Digital, por se utilizar de um raciocínio simples para responder questões complexas, que vão muito além da Matemática.
Hoje, os computadores são responsáveis por boa parte das atividades do nosso dia a dia e influenciam nossa tomada de decisões, seja na tela do seu notebook ou no seu pulso, pelo smartwatch. São tão importantes que, em conjunto com sistemas de inteligência artificial, monitoram o controle de acesso de condomínios inteiros e o fluxo de milhares de pessoas através de reconhecimento facial.
De estruturas gigantescas que tomavam conta de toda uma sala para resolver uma simples conta de adição, até os minúsculos smartphones capazes de armazenar boa parte do conhecimento humano de todos os tempos, o objetivo principal da evolução dos computadores sempre foi o mesmo.
Uma vida mais simples. Uma vida mais easy!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!