TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA 2023 - EVOLUÇÃO NA VELOCIDADE DO PENSAMENTO

De geração em geração, a indústria tecnológica sofre um salto evolutivo cada vez mais instantâneo. Estamos vivenciando a Era da Imersão. Muito mais do que equipamentos cada vez mais eficientes e maior capacidade produtiva, as máquinas de hoje em dia são capazes de aprender sozinhas, trocar dados a velocidade da luz, conectar entre si e se adaptar.

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA 2023 - EVOLUÇÃO NA VELOCIDADE DO PENSAMENTO

Há algum tempo, os investimentos do mercado de tecnologia estão voltados para o setor industrial ao ponto do momento que estamos vivendo ser considerado a quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0. Automação completa dos equipamentos dedicados à produção, robotização e deep learning, são alguns dos conceitos que servem de base para toda essa evolução. Baseado nisso, algumas ferramentas estão sendo desenvolvidas com maior atenção, ditando tendência tecnológica para 2023.

CLOUD - Computação em Nuvem

A computação na nuvem refere-se à oferta de serviços pela rede que podem ser acessados com uma conexão de internet. Ou seja, trata-se de retirar os recursos físicos de hardware e de rede do domínio da sua empresa, para que sejam oferecidos — em escala — por provedores de serviços.

Na prática, a nuvem é o espaço no qual dados, softwares, aplicativos e serviços são hospedados por esses provedores. Seu acesso é feito por meio de uma conexão à internet ou rede privada.

Enquanto ferramenta, a computação em nuvem vem atrelada a outros conceitos como Internet 3.0 e conexão 5G para entregar toda a eficiência prometida. No setor industrial sua utilidade já é corriqueira e oferece uma economia de recursos operacionais significativa, como a eliminação de provedores próprios e sua manutenção.

Mas é na área de Infraestrutura do Serviço (IaaS) onde estão sendo dedicados os maiores investimentos para o ano de 2023, previsto um aumento de até 30%. A explicação está na expansão do universo híbrido, oferecendo pacotes completos de soluções de TI de forma remota, como servidores, hardwares e recursos de armazenamento.

IAA - Inteligência Artificial Adaptável

Integração é a palavra chave para o conceito de Internet das Coisas, ou seja, a forma como as máquinas interagem entre si para realizar as tarefas pré determinadas. Exemplo bem atual são as chamadas casas inteligentes, onde podemos programar desde acender ou apagar luzes, até ligar ou desligar a cafeiteira ou encher e esquantar a banheira, entre outras tantas facilidades.

Sendo solução fundamental para suprir as necessidades de personalização do consumidor, tecnologias baseadas em inteligência artificial ganham cada vez mais espaço e investimento em pesquisa, sobretudo as conhecidas como adaptável e generativa.

Leitores de reconhecimento facial, chatbots, assistentes virtuais e ferramentas automatizadas são exemplos de aplicações provenientes da valorização da experiência dos consumidores e a automação de tarefas sem contato manual - resultado do período da pandemia - que exigem do sistema de inteligência artificial aprendizado constante em tempo real, por isso adaptável, e, para sua máxima performance, investimentos também no conceito de observabilidade avançada, com monitoramento constante buscando melhorias e também de sustentabilidade, uma vez que demanda aumento de energia e conhecimento, recursos naturais e sociais.

De maneira geral, vale ressaltar que as tendências tecnológicas para o próximo ano acompanham nosso progresso industrial de forma linear, mas também apontam para percepção do ser humano em valorizar o olhar para o seu processo evolutivo enquanto espécie, enquanto evolui suas máquinas que, a partir de agora, começam a pensar por si próprias.


Por Redação Easy5 em 26/01/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..